Relógio

segunda-feira, 27 de maio de 2013

QUAL É A VOGAL?

Este jogo pode ser realizado em duplas, trios ou de acordo com a intencionalidade do professor, agrupando as crianças de forma que possam se ajudar entre si.







Material necessário:

-Dado de vogais;
-1 cartela para cada jogador;
-Vogais móveis.

Como jogar:

-Combina-se a ordem dos jogadores e cada um escolhe uma cartela.
-As vogais móveis podem ficar no meio da mesa.
-Cada um na sua vez, lança o dado e verifica se é possível completar a sílaba de alguma palavra de sua cartela com esta vogal. caso seja possível, coloca a vogal móvel na sílaba escolhida, se for possível passa a vez.
-Caso a criança sorteie o "Coringa" no dado, poderá escolher qualquer vogal, para usá-la na palavra que escolher.

Objetivo do jogo:

-Refletir sobre a escrita das palavras a partir da construção das sílabas. Podendo estabelecer relações e colocando em jogo o que já sabem sobre a escrita.

Para o professor:


Fica a critério do professor utilizar a mesma letra para completar várias sílabas de uma vez só, ou combinar de completar uma sílaba por vez. Isto vai depender do conhecimento que cada grupo tem. É importante que o professor participe, ensinando com jogar e acompanhando cada rodada, observando o desempenho de cada estudante e realizando as intervenções necessárias, para auxiliá-los nesta reflexão e construção, tornando o jogo realmente significativo e desafiador.

Obs: Pode-se montar várias cartelas com lista de palavras, como: animais domésticos, brinquedos, nomes femininos, animais selvagens, roupas, aves, material escolar, partes do  corpo, insetos, estados brasileiros, meses do ano, cozinha, flores, sentimentos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário